fbpx

Qual é o seu Legado? – Parte 2

Bom dia, Boa tarde, Boa noite. O tema de hoje é a continuação sobre LEGADO! Se ainda não leu a PARTE 1, corre lá pois é imprescindível para esta leitura.

Bem vindo de volta

É com imensa alegria te dou as boas vindas para o segundo passo da sua JORNADA sobre a própria definição de LEGADO. Tenho certeza de que ele te fez pensar, inclusive, te fez agir devido ao Desafio, certo?!

Nesta segunda parte, irei utilizar mais frases e citações para também fazer você refletir sobre o tema. Vamos lá?

Parte 2

Morte

“Não viva para que sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida” – Bob Marley

O fato morrer sem ter feito a diferença não lhe causa medo? Como muitos sabem (e quem não sabe vai morrer mesmo assim), a morte é uma das únicas certezas da vida e muitas pessoas quando estão próximos do fim sempre se lamentam por tudo que deixaram de fazer. O que será que fez elas pensarem isso somente no final de suas vidas? Será que foi o sentimento de saudade que começou a aumentar, ou foi a preocupação de não ter dado o melhor de si para a família que está deixando?

No seu último suspiro, você quer que seja com sentimento de realização ou arrependimento?

 

Conhecimento

“Os maiores tesouros da humanidade não são as minas de diamante, ouro ou petróleo, os maiores tesouros estão enterrados no cemitério, são os livros que nunca foram escritos. A pior desgraça que existe é você morrer e ser enterrado com todo aquele conhecimento dentro de você, nós temos que morrer vazios, nós temos que pôr para fora de nós essas coisas que existem dentro. E escrever é uma maneira de você deixar para as outras pessoas, levar as vezes uma experiência de 20 ou 40 anos de vida para alguém, uma pessoa por 20 reais compra aquela experiência. É uma maneira de você se perpetuar.”

Cassio Barbosa – criador do projeto “Tire Seu Livro da Gaveta” referenciando a quantidade de potencial desperdiçado nos cemitérios (conceito esse do Dr. Myles Munroe)

Como na citação acima, uma maneira de se perpetuar é: repassar o seu conhecimento de vida. Seja para a sua família ou para alguém que possa evoluir a partir do ponto que você parou, como se estivesse ajudando alguém a viver mais e melhor através de tudo que você viveu. Mesmo que só tenha vivido e não tenha feito algo grandioso, aprendeu algo e consolidou aquele conhecimento no decorrer da sua existência, é possível que outra pessoa também possa usufruir daquilo.

 

Riqueza

do-mundo-nada-se-leva

No filme “Do Mundo Nada se Leva“, vencedor do Oscar em 1938, é abordado muito o tema “acumular riquezas“. Um personagem quer deixar a riqueza material e o outro a riqueza em amigos e boas ações, deixar uma história. – Se você só assiste filmes recentes, fica mais uma sugestão de outro filme antigo com um roteiro incrível que nos faz refletir acerca do que vamos deixar quando nos formos (e nós iremos).

Você tem repassado os seus conhecimentos? Tem contado suas histórias e seus feitos para alguém?

 

Eco

“O que fazemos em vida, ecoa na eternidade” – Gladiador

Essa é a minha frase favorita, ainda mais por estar relacionado ao tema Legado. Contudo você já parou para pensar o que significa a palavra ECO? Em alguns dicionários, ela representa, apenas, o conceito de repetição de onda sonora. Para mim, a palavra ECO representa a maneira de “algo” se repetir para todo o sempre. Por exemplo, se alguém fez algo no passado e hoje é lembrado, citado ou feito a diferença mesmo muito tempo após a sua morte, a vida dele foi ecoada no universo mais uma vez.

A maneira como você será lembrado determina a intensidade do eco que você vai causar mesmo não estando mais aqui.

 

Lembrança

[iframevideo] [/iframevideo]

Neste trecho do documentário “A História de Deus” onde o ator Morgan Freeman visita o Templo de Mil anos do faraó Ramsés no Egito, é possível ver que o conceito de querer viver para sempre é universal. Ser lembrado é um desejo antigo do ser humano, seja para ficar na pedra como fez o faraó, ou na lembrança da sua própria família como disse o ator no final do vídeo.

Como quer passar a eternidade? Em silêncio ou ecoando?

 

Memória

“A maneira dos antepassados perpetuarem é estando vivos na memória da sua família”

Para o meu primeiro livro, decidi investigar toda a história da família do meu avô. Uma das coisas mais interessantes que aprendi nesse quase 1 ano de pesquisa, foi que algumas pessoas se destacaram das demais e, como citei anteriormente, é possível aprender com a história de vida de cada um mesmo não tendo-os conhecido. Conforme o nível da árvore genealógica vai subindo, mais difícil fica obter informações, porém, toda história ou lembrança viva na memória das pessoas que os conheceram me possibilitaram traçar os perfis dos meus antepassados e, como consequência, aprender com eles.

 

Busca

“Seja imortal e faça sua vida reverberar no universo” – Eu. (só não conhece a frase porque não morri AINDA)

Não seja só um nome com uma data em um papel, não esqueça de que, tudo o que você faz aqui, tem um motivo, nada é por acaso. Por isso faça algo grandioso!
O mundo precisa de mais pessoas indo atrás da sua missão de vida – daquilo que torna suas almas mais vivas sempre em busca de como ecoar no universo – e não mais de cópias de carbono.

(Recomendo o artigo da Kety Ferreira e da Luiza Pellizon sobre o tema Missão de Vida aqui no blog da Meda Academy).

Independente da sua idade, se nunca parou e pensou sobre tudo isso, se anime, pois ainda há tempo! E como dizia Frank Sinatra:O melhor ainda está por vir.

 

Meu conceito de LEGADO

Há alguns meses atrás, um amigo me perguntou o que Legado significava. A minha resposta foi uma definição pronta, então, ele pediu a minha. Naquele momento, para mim, a palavra que mais representava era: ECO. Mas, hoje, vejo que meu conceito mudou, ou seja, me reinventei… isso significa que eu estou em crescimento pessoal e espiritual constante, como todo ser humano em evolução está. Hoje, o significado de LEGADO, para mim, é o que estou fazendo neste momento: mostrando que essa palavra de 6 letras possui milhões de significados e como ela pode ser importante para as pessoas que virão.

Jornada

Encerramos aqui a primeira fase da sua jornada sobre o tema mais importante da minha vida e que, talvez, agora seja importante para você também. Como prometi, estive aqui com você desde o começo e demos os primeiros passos juntos. A partir de agora é com você! Pode demorar horas, dias ou anos para entender tudo que refletiu aqui, mas, quando entender:

ECOE!

Deixo aqui a minha eterna Gratidão pela dedicação do seu tempo à esta leitura.

Se o MEU Legado que inclui este artigo fez a diferença para você, compartilhe comigo a sua experiência. Grande Abraço.

3 de julho de 2018

10 Comentários em "Qual é o seu Legado? - Parte 2"

  1. Caramba Gabs!
    Que grande reflexão! Que história bonita está sua pesquisa a respeito do seu avô!

    Parabéns, sei que terá muito sucesso!!!

    Abraço amigo!

  2. Gabs, brilhante seu artigo!!! “Não viva para que sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida” , meu amigo, vc é um exemplo de ser humano, tem um coração de ouro e suas palavras, seu conhecimento fazem ECO no Universo. Estou contando os dias para ler seu livro, quero muito conhecer melhor a história do seu avô, esta pessoa tão especial que vc modelou e se tornou um ser maravilhoso. PARABÉNS!!! Grande abraço

    • Gratidão pelas palavras incríveis Manuu, me trouxe uma felicidade imensa ao ler o seu comentário, vou salvar para lembrar sempre quando precisar. Pode ter certeza que você irá ler o livro sim, e conhecer alguns fatos tão marcantes na minha vida e na dele. Grande abraço!

  3. Ler sobre seu avô, me fez fechar os olhos e por alguns instantes Mergulhar em meu inconsciente e enchergar uma Luz, algo muito forte transmitido através de suas palavras, e em meu coração senti tamanho orgulho que seu avô sente por você, em cada passo que deu ele estava ao seu lado e agora não será diferente! Ele Vive em Você

  4. Incrível seu artigo Gabriel! Vou tentar por em prática o auto conhecimento, seu artigo nos prococa realmente, nos faz repensar, fico anciosa para ler seu livro, gratidão pela oportunidade de desfrutar desse texto brilhante, parabéns.

    • Gratidão pelas lindas palavras Adriana, fico muito feliz que a minha mensagem tenha te tocado, essa é a intenção maior que tenho como missão de vida. Pode ter certeza que terá sim uma cópia do meu livro autografada hehe. Grande abraço!

  5. Gabriel, fico sempre tocado quando você conta a história do seu avô! O que vivemos juntos em Serra Negra foi realmente surpreendente e revelador. Sucesso sempre amigo! Seu legado já está cravado no mundo! “Amar é continuar o outro!”

    • Gratidão eterna por você e a Josi possibilitarem tudo isso! Foi surpreendente e tenho certeza de que ainda tenho muita coisa para aprender com ele e com vocês. O nosso LEGADO já está cravado, o ECO já foi criado e já estamos propagando ele. E que linda essa definição de AMOR ein, demonstra precisamente o que eu sinto pelo meu avô e porque eu continuo o legado dele. Grande abraço!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.