fbpx

Espiritualidade nas Empresas

Você já parou para pensar como a sua empresa trata de espiritualidade?

Bom dia, boa tarde, boa noite.

Certamente você já parou alguns momentos da sua vida para pensar sobre isso, principalmente quando ligada à sua vida pessoal, mas já pensou em aplicar conceitos da espiritualidade na sua vida profissional?

“Como a espiritualidade e o auto conhecimento pode me ajudar?”

Assim como na vida pessoal, as empresas também precisam se dedicar à essa reflexão, por mais que pareça estranho. Lembrando que o conceito de espiritualidade é muito maior do que o de religião, se ainda tiver dúvidas recomendo o excelente artigo sobre a diferença entre Espiritualidade e Religião.

Por que é importante?

O valor de uma empresa sempre foi relacionado ao capital financeiro que ela acumulou durante sua trajetória – principalmente pela influência que as ações da bolsa de valores faz e como os sócios geralmente estão sempre em busca do aumento dos lucros – a verdade é que na era pós-digital (que vivemos hoje) isso mudou, é o capital intelectual que possibilita tudo, e é através de uma Cultura Organizacional “Viva” e “Pulsante” que a “Alma” da empresa brilha e fica evidente.

Quando os colaboradores são atraídos pela missão da empresa – esta que veio diretamente da essência de seus fundadores – eles podem assumir qualquer projeto, revolucionar qualquer segmento, reconstruir a empresa do zero, e até mudar seu legado. Essa fé, de que estão no lugar certo, com as pessoas certas, tem o poder de mover montanhas. Muitas empresas chegaram ao fundo do poço, mas devido à sua equipe alinhada e uma cultura inovadora, voltaram das cinzas e estão aí até hoje, por exemplo Apple, Nintendo, Disney.

O que ganho com isso?

Um dos benefícios mais importantes de uma cultura disseminada sem dúvidas é o coletivo, o poder do grupo em que a cada crescimento individual, o “Todo” também cresce. No momento em que a cultura atrai apenas quem se identifica com a missão e com os valores, a sinergia criada contribui para diversos pontos, desde a Plenitude no ambiente de trabalho, passando pelo exímio estado de Fluxo (Flow), até chegar no senso mais explícito de Gratidão entre seus colaboradores e clientes. Mas para isso é necessário que todos tenham alinhados seus propósitos com o propósito da empresa, para que cresçam juntos. Como fazer isso? Um caminho é através da PNL – Programação Neurolinguística Sistêmica e seu conceito de Níveis Neurológicos, mas vamos deixar o tema para um outro artigo…

Como sei que dará certo?

Existem pesquisas que comparam sobre os resultados de antes e depois da criação ou reestruturação de uma cultura forte em empresas, mas assim como na espiritualidade que é invisível aos olhos, a maior prova de que ela conseguiu disseminar sua nova cultura, será através de sentimentos compartilhados pelos colaboradores como dedicação, realização, generosidade, pertencimento, amor pelas pessoas, entre outros, ou seja, se tornar uma Empresa Humanizada (conceito do autor Raj Sisodia).

Quando as pessoas se abrem para o auto conhecimento elas não param, sempre vão querer aprender mais e mais, então a mentalidade de crescimento guiam suas ações. Nas empresas não pode ser diferente, no momento em que todos se responsabilizam pela cultura lá vivida e começam a refletir como querem conviver, o primeiro passo já foi dado, e isso vira um dever de todos, precisa virar uma rotina de dedicação constante para a evolução da empresa. Se a ação de sempre aprimorar a cultura virar um valor, a empresa irá virar referência, mas se em algum momento alguém parar de se importar com a cultura, ou pior ainda, se perderem a fé, a cultura já estará sendo ameaçada.

E você, já havia refletido sobre a importância da espiritualidade nas empresas?

15 Comentários em "Espiritualidade nas Empresas"

  1. Grande Gabs, fico feliz em participar desse momento de despertar de uma paixão associada à sua verdadeira missão. Se existia alguma dúvida sobre qual caminho percorrer, basta perceber o quanto seus olhos brilham quando o assunto é esse: cultura organizacional.
    Siga em frente, meu amigo/irmão, você tem um belo trabalho pela frente e muito a desbravar por esses caminhos.
    Mantenha sempre essa sua essência, por mais que te digam e façam mudá-la, é ela que te faz um cara sensacional como você é.
    Conte sempre comigo.
    Grande abraço.

    P.S.: “é através de uma Cultura Organizacional “Viva” e “Pulsante” que a “Alma” da empresa brilha e fica evidente”… vou colar na porta da geladeira! 🙂

    • Gratidão pelas palavras meu amigo/irmão, é através de pessoas como você ao meu lado que tudo isso é possível, é com você e todas pessoas mais queridas que eu consigo me reinventar. É sempre um prazer também estar contigo em cada ciclo de crescimento que vivemos. “Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”, orgulho de estar ao seu lado cara, grande abraço, #tamojunto!

    • E muita gratidão envolvida! 🙂

  2. Gabriel, te admiro muito, vc é incrível, inteligente, fantástico seu artigo, assunto mega importante. Não paramos para pensar na cultura organizacional e vc fala com muito amor sobre o assunto, temos muito que aprender sobre isso. Continue neste caminho, o universo está de braços aberto pra receber suas mensagens. Grande abraço #umsorrisoeumpassoafrente

    • Gratidão pelas palavras Manu, a admiração é mútua. Com certeza é um tema que poucas pessoas param para pensar, e essa é a minha missão, ainda tenho muitas mensagens para enviar para o Universo. Grande Abraço para você e a sua família.

  3. Este é só o primeiro amigo! Mega orgulhoso de ver o seu artigo por aqui. Cada vez mais meus cursos e programas de treinamentos entram nas empresas de forma espiritualizada. Com foco nos níveis neurológicos da PNL de Robert Dilts, eu e a Josi temos muito claro o nosso nível de IDENTIDADE definido (a qual se desdobra a nossa missão de vida) e isso nos permite subir para o nível superior da ESPIRITUALIDADE (o qual se desdobra a nossa transmissão de vida). Parabéns pelo texto, ficou ótimo! Quero mais…

    • Gratidão meu mestre, nada disso seria possível sem o apoio de vocês. Lembra o que me disse antes do curso de PNL? Que tinha um conceito que era exatamente o que eu precisava para disseminar minha visão de Cultura Organizacional? Pode ter certeza que esse é só o começo. #tamojunto!

  4. Concordo que o Universo têm muito á oferecer. É através de nossa crença espiritual, que conseguiremos atingir o que sonhamos e desejamos. Para mim, “Você é o que você quer”, realmente é verdadeira. E nosso aprendizado, nesta vida, está diretamente relacionado ao nosso crescimento espiritual. Se deslizamos ou caímos, é por próprio bem, para que a evolução aconteça. Diz o ditado: “Se piorar é para melhorar” . Até porque tudo caminha junto: espiritual, material, emocional e mental, pois quando ocorre um alinhamento em todos esses setores, tudo começa á evoluir. As idéias surgem, o resultado acontece, e isso tudo deve caminhar de forma linear, pois se surge algum salto, corre o risco de ter escapado algo em algum dos setores. Muito bom o artigo, Gabriel. E se é “aprendiz” de Josi e Meda, já terá e buscará sempre bons resultados.

    • Gratidão pelas palavras Luciana, belíssima forma de expor como você vê esse alinhamento espiritual. Quando você citou que tudo caminha junto (espiritual, material, emocional e mental) me lembrou o conceito de Vida Integrada do meu amigo Gabriel Ribeiro, ele comentou um pouco sobre isso no artigo dele aqui no site e logo terão outros, recomendo dar uma olhada. Grande Abraço.

  5. Parabéns Gabriel … O caminho e esse sempre , gratidão , amor , assim o mundo a sua vida a minha tudo entra numa grande sintonia de amor .., e assim evoluímos … Obrigada adorei muito .. Sucesso sempre …

  6. Parabéns Gabriel pelo lindo texto.
    A Empresa que tem essa espiritualidade…tem um ambiente novo..feliz..e um crescimento enorme..tanto para Empresa quanto para os funcionários…parabéns!!!

  7. Parabéns pelo texto Gabriel, acredito que a empresa que trabalho está alcançando essa espiritualidade, muto bom trabalhar assim, me identifiquei com as palavras finais do texto, quero aprender mais e mais.

    • Gratidão pelo comentário Adriana, fico muito feliz que tenha entendido o conceito e que já conseguiu identificá-lo na sua empresa, pelo que você disse talvez não seja a única a identificar, mas compartilhe com seus colegas e discutam a respeito, a reflexão envolve todos, e com certeza com essa mínima atitude você pode se tornar uma Agente de Mudança aí e contribuir para a empresa evoluir mais e mais. Logo publicarei mais conteúdo relacionado ao tema. Sucesso e grande abraço.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.