fbpx

Autêntico Buscador

Bom dia, boa tarde, boa noite, o tema de hoje é sobre como ser um Autêntico Buscador.

Só o fato de estar lendo este artigo você já é um buscador, mas qual a razão de estar aqui, é só por você ou por alguém mais? O que diferencia as pessoas que buscam autoconhecimento? Você se considera um autêntico buscador?

Autoconhecimento

O que a palavra autoconhecimento significa para você?

Significa que alguém despertou em você a possibilidade de mudança através de descobertas que nunca havia imaginado, ou despertou em você a vontade insaciável de ir em busca de conhecimento sobre si próprio, sobre o ser humano e o universo?

Imagine que quando fazemos um curso de desenvolvimento pessoal e ampliamos nossa percepção sobre nossa vida, recebemos um “empurrão” de alguém, fazendo uma comparação, lembra quando aprendemos a andar de bicicleta e mesmo com rodinhas alguém nos ajuda dando um leve apoio para seguirmos em frente? Pois é, assim como na bicicleta, temos que aprender a pedalar sozinho, sem rodinhas e sem apoio.

Quando aprendemos a andar sozinho com nossas próprias pernas, conseguimos buscar nossas próprias fontes de conhecimento sem depender da orientação ou ajuda de alguém, conseguimos transformar nossas experiências em aprendizados. Claro que é importante termos uma referência para nos guiar, porém por quanto tempo iremos continuar dependendo de alguém ou vivendo as experiências de outras pessoas?

Recomendo o lindo artigo sobre Autoconhecimento da Coach Silmara Oliveira aqui no Blog.

Sabedoria

Quando unimos nossas experiências de vida com nossos aprendizados expandimos nossa sabedoria, mas de que vale guardarmos essa vida só para nós? Assim como explanei no meu artigo “Qual é o seu LEGADO?“, acredito que a maior dádiva que podemos deixar na vida é repassar tudo que aprendemos e vivemos para que isso seja útil para outras pessoas, que possa colaborar na transformação de outro Ser.

Para quem conhece o Eneagrama, sabe que a principal virtude do tipo 5 é a busca por conhecimento, mas que seu principal pecado é guardar tudo que sabe só para si, sendo guiado inconscientemente pelo egoísmo. No caminho de sua evolução, as pessoas do tipo 5 compreendem que a sua busca de conhecimento não deve ser por elas, e sim pelo outro, para deixar sua marca no mundo é preciso compartilhar toda sua sabedoria.

Nos níveis neurológicos da PNL aprendemos que no nível mais alto o de espiritualidade envolve também a pergunta “Com quem mais?“, nos forçando a encontrar como podemos transmitir algo além de nós mesmos, quem mais podemos impactar com a nossa vida. Sendo assim, quando aprendemos algo, como podemos utilizar isso para ajudar o próximo?

Comunidade

Ao trazer nossos conhecimentos para dentro de um grupo de pessoas ou uma comunidade, enriquecemos e fortalecemos para que ela cresça. Agregar conhecimento não envolve só chegar e contar histórias simplesmente pelo ego de ter vivido muitas experiências, envolve muito mais, principalmente o interesse genuíno pelo outro quando doamos nosso tempo para ouvir suas dificuldades sem julgá-las e contribuir na busca por soluções utilizando nosso repertório.

Imagine que quando você recebe algo de um grupo, você precisa também entregar à ele, não somente sugar mas também doar tudo de volta, se alguém te ajuda você não é grato o suficiente para ajudar de volta?

O famoso conceito de Jornada do Herói também pode ser aplicado sobre este tema, quando alguém sai em busca de algo e consegue atingir o que procura, pode então trazer consigo o “ELIXIR“, ou seja, a solução que será compartilhada com outras pessoas.

Master Mind

No meu artigo “Encontre sua Tribo“, eu explanei sobre a importância de encontrar pessoas com a mesma vibração, fortalecendo a sintonia de um grupo que anda e cresce junto. Novamente o conceito do Master Mind (criado por Napoleon Hill) retorna para complementar este assunto do Autêntico Buscador.

No último curso de Executive Coaching da Meda Academy criamos um grupo onde cada pessoa explicou sua dificuldade e todo o grupo composto por mais de 30 pessoas se disponibilizaram para colaborar na busca por soluções para a pessoa em foco. Quando pessoas se unem para um bem maior coisas mágicas acontecem, desde novas ideiaspercepções, ideias, e até ressignificações de crenças.

Através dessa belíssima experiência e oportunidade de colaborar com o próximo pude chegar a uma conclusão:

“Apenas 5% vem do conteúdo, os outros 95% vem da interação entre os alunos, conhecimento coletivo é que faz a coisa acontecer!”

Desafio

Depois de toda essa reflexão sobre a importância de buscarmos conhecimento e compartilharmos com a humanidade, desafio você leitor à buscar colocar em prática o conceito da Mastermind, fazendo parte de um grupo que se ajuda, anda e cresce junto, um grupo de autênticos buscadores!

25 de abril de 2017

3 Comentários em "Autêntico Buscador"

  1. Show, ficou demais. E desafio aceito!! Ecoar!

  2. Caroline Gonçalves Yovera25 de abril de 2017 disse 22:14:Responder

    Artigo maravilhoso! Sensacional! Rumo a propagação do conhecimento e do amor❤

  3. Que show Ga
    Como uma autêntica buscadora já comecei colocar em prática nossas vivencias no Master Mind rs
    Abraços

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.