fbpx

Review da Semana #006

E mais uma semana incrível se encerra... vamos aos artigos da Semana!

E aí pessoal?! Tudo bem?

E mais uma semana intensa se encerra! Foi uma semana incrível… muitos treinamentos e grandes transformações. Eu e a Josi trabalhamos com programas de desenvolvimento profissional em liderança e desenvolvimento de equipes, bem como desenvolvimento pessoal com a sabedoria sagrada do Eneagrama nesta semana. Fizemos até uma entrevista com o casal Manu e Cláudio Tonelli que superaram diversos desafios (de demissão a um câncer) para superar e buscar o sucesso em suas vidas pessoais e profissionais. Acompanhe no Blog a postagem deste vídeo… e assista ainda outras entrevistas que faço no link de vídeos do nosso blog (procure pela trilha Entrevistas).

E os artigos da semana? O que você achou?! Se não conseguiu ler todos, vamos ao review da semana…

Segunda-feira: Nunca deixe a sua missão

A semana começou com a nossa querida Babi Hannelore que nos brindou com a sua profunda e inspiradora história de vida. Babi nos traz uma linda reflexão sobre propósito e missão de vida. Ela nos instiga a pensar sobre a possibilidade de se fazer o que gosta e viver do que se ama.

“Nunca deixe a sua missão de vida, em função do que qualquer pessoa falar pra você!”

Você tem pensado na mensagem que deseja deixar ao mundo? Você já pensou que não pode continuar vivendo uma vida somente pra pagar contas e trabalhar pela subsistência? Como digo em meus cursos:

  1. Você trabalha pra pagar contas?
  2. Ou você trabalha pra ser feliz?

Eu sei que dá até vontade de ficar com as duas opções… reflita nas 4 questões fundamentais que a Babi nos fez em seu artigo:

  • O que você tem feito por você?
  • O que você tem feito pelos outros?
  • O que você tem deixado de fazer por você?
  • O que faz seu coração pulsar muito forte, e o que seu coração diz pra você?

Terça-feira: Segredo pra Felicidade

Na terça eu mesmo trabalhei um dos temas que adoro, sobre MindSet Positivo, sobre Psigologia Positiva, enfim: Felicidade! Este é um tema mais do que recorrente e mais do que nunca imprescindível para reflexão. A Babi no artigo da segunda deixou claro o quanto é possível SIM fazer o que ama e SER FELIZ ao mesmo tempo!

É provado pela neurociência que o estado de felicidade gera reações químicas no nosso corpo causando além de bem-estar uma transformação profunda no nosso cérebro. Como é possível: TALENTO!

Se você não consegue hoje trabalhar no que gosta, procure encontrar os seus maiores TALENTOS e procure disponibilizar estes talentos a favor do seu trabalho e se possível busque a potencializarão deles.

“FELICIDADE = Talento na potencialidade máxima!”

Com foco sempre na sua reflexão e ação – que é um dos grande objetivos dos nossos artigos aqui no Blog da MEDA Academy, mais 4 questões foram deixadas pra você na terça:

  • Quais são seus verdadeiros valores?
  • Você vive pelos seus valores?
  • Quais são seus maiores talentos?
  • Você consegue usar os seus talentos na potencialidade máxima?

Completando ainda mais os nossos estudos sobre FELICIDADE, te sugiro assistir a palestra do grande Mihaly Csikszentmihalyi sobre o conceito de “Flow” – traduzindo “Fluidez”, segundo Mihaly, o grande segredo pra Felicidade.

[iframevideo] [/iframevideo]

Quarta: Importante ou Necessário

Estreando no nosso Blog a comunicadora Alessandra Ritondaro nos trouxe um assunto uma reflexão COMPORTAMENTAL da diferença se tomar decisões sobre o que é Importante ou Necessário em nossas vidas.

Do ponto de vista semântico, segundo o dicionário Aurélio, importante é aquilo que merece consideração e necessário é algo que não se pode dispensar. E do ponto de vista comportamental?

Alessandra aprofunda o conceito nos questionando sobre nossos relacionamentos:

  1. O que faz com que uma pessoa seja importante pra você?
  2. O que faz com que uma pessoa seja necessária pra você?

Alguém é necessário quando não conseguimos dar conta da própria vida e esperamos que o outro resolva os nossos problemas e processos emocionais. Diferentemente de alguém importante, a pessoa necessária pode ser descartada quando deixar de ser necessária.  Quem é realmente importante nunca deixa de ser. Fará sempre parte da nossa vida, independentemente da relação, do espaço e do tempo.” escreve Alessandra.

Quinta: Como deixar o medo?

Agora como blogueira oficial da MEDA Academy, a Coach Luiza Pellizon, traz um dos assuntos mais trabalhamos no mundo do Coaching, que é o medo. As pessoas não sabem verdadeiramente diferenciar o medo real do medo imaginário. No fundo, a nossa mente não tem esta diferenciação, é uma reação inconsciente. É disparada de uma forma muito rápida na nossa mente primitiva frente os revezes e as adversidades do mundo externo.

Luiza nos faz avaliar o assunto, e traz 5 preciosos conselhos para lidar com a emoção do medo:

  1. Falhar é normal. Seus fracassos não determinam quem você é, mas influenciam na pessoa de sucesso que você pode ser.
  2. Use a fórmula do talento extra: Desenvolvimento + Determinação + Talento = TALENTO EXTRA
  3. Visualize a sua vitória, aproveite que o nosso cérebro inconsciente não diferencia o real do imaginário.
  4. Tome uma ação. Se tem que tomar uma decisão, tome! Pare de procrastinar.
  5. Tenha um mentor! Encontre um mentor ou alguém para tacar mais lenha no fogo.

Continuando a sua série de dicas e conselhos de Coach, Luiza fecha o seu artigo com um vídeo gravado por ela com as 3 coisas que faz com que a gente tenha medo de agir.

Sexta: Procrastinação!

E pra fechar a semana com “chave de ouro” o nosso Coach Everton Santos fala de procrastinação.

Quantas vezes já não começamos algo e paramos simplesmente sem saber o por quê?

Everton trata o assunto fazendo a gente pensar sobre o ato de COMEÇAR e NÃO TERMINAR! Simplesmente não dá pra começar um monte de coisas ao mesmo tempo, não nos aprofundando em nenhuma delas e no meio do caminho deixá-las sem terminar… Algumas pessoas simplesmente começam um monte de coisas e não terminam nenhuma delas. Se sentem incompetentes, se sentem frustradas e deixam com que uma grande ansiedade tome conta.

Algumas dicas complementares:

  • Foco
  • Senso de Priorização

Por anos eu mesmo tinha o antigo hábito psicológico de começar um monte de coisas e não terminar nenhuma. Pra um bom “Tipo 07” do Eneagrama como eu – e o nosso Coach e autor deste artigo (Everton Santos também é “Tipo 07”), nós adoramos experimentar um monte de coisas ao mesmo tempo… nos entediando facilmente e abananando as coisas no meio do caminho.

Lidar com a procrastinação, focar e priorizar as coisas é o segredo do sucesso.

No vídeo abaixo (se ainda não assistiu vale a pena, além de eu contar a minha história e da Josi, você vai ver que o grande segredo que me trouxe sucesso foi trabalhar o FOCO e o SENSO DE PRIORIDADE).

[iframevideo] [/iframevideo]

Valeu!

Ufa, um artigo melhor do que o outro esta semana! Já estamos organizando aqui os autores que irão publicar nesta semana. Começando pela minha linda Josi na segunda… ela vai falar de um tema incrível: AMOR! 

Na terça eu inicio o primeiro artigo sobre o conhecimento sagrado do ENEAGRAMA. Será uma série de 5 artigos! Acompanhe o primeiro nesta terça.

Venha navegar conosco nesta semana incrível que se inicia.

Faça o teste do Eneagrama!

Ah… aproveitando, se você ainda não sabe o seu “Tipo de Personalidade” do Eneagrama – clique aqui pra fazer o teste. Estou preparando uma série de 5 artigos sobre o Tema ENEGRAMA. Em breve estará aqui no nosso blog.

Um grande abraço, boa semana! Um sorriso e um passo a frente sempre.

Marco Meda

26 de setembro de 2016

1 Comentários em "Review da Semana #006"

  1. Essa semana tiveram artigos ótimos..
    Adorei conhecer sua história e da Josi..como superaram e conseguiram td que sempre desejaram…
    Vcs são demais…

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.