fbpx

Por que eu pratico Meditação?!

Por Marco Meda

Lembro quando eu ouvi falar sobre meditação pela primeira vez… me imaginei um iogue de barba comprida, sentado na posição de lótus, isolado do mundo em uma caverna no Himalaia.

Hoje eu não consigo se quer passar um dia sem meditar!

Quanto mais eu estudo e ensino sobre autoconhecimento e autodesenvolvimento, mais eu percebo e indico a meditação como uma ferramenta fundamental para o bem-estar. Vejo a meditação como uma prática não só para quando você está estressado e sim para a vida toda.

Muita gente começa a meditar quando está mal, em busca de acalmar a sua mente e seu corpo por conta da correria do dia a dia e do estresse que vem passando principalmente no mundo corporativo. Depois que melhoram, passam a acreditar que não precisam mais da meditação e simplesmente abandonam a prática, dizendo: “Estou bem. Não preciso mais disso!”.

Em geral a falta de tempo, o esquecimento ou a falta de conhecimento sobre o assunto são as desculpas mais comuns para não valer-se da meditação como uma prática constante rumo o autodesenvolvimento.

Digo que meditar trata-se de uma grande mudança de estilo de vida.

Eu costumo dizer aos meus alunos nos meus cursos, que a minha vida e da Josi antes e depois da meditação tem uma diferença absurda! Nossa produtividade aumentou drasticamente, realizamos ajustes na alimentação, nosso sono melhorou muito. Enfim, hoje a meditação é para nós um vício, um alimento para o corpo, a mente e o espírito.

11159535_898095736929189_4986388498270144140_n

Para um católico de formação familiar bem tradicional como eu, senti algumas resistências internas no início (uma vez que a prática da meditação tem relação nas crenças Budistas). Hoje, o estudo do budismo faz parte da nossa família aqui em casa. Até a Isabella (nossa pequena de 4 anos) entoa alguns mantras conosco! O nosso desenvolvimento espiritual tem crescido dia após dia com os mantras que ouvimos no carro em nossas viagens entre um curso e outro, bem como nos hotéis a noite quando estamos descansando.

Pra quem está começando, indico o trabalho do amigo Marco Schultz. Segue o link do site dele simples.mente.yoga – clique aqui tem um material incrível sobre o assunto. Assistam especialmente um evento que ele chama de Satsang.

Parar para meditar é quebrar a rotina do dia. É nos afastar do barulho, do ruído de outras pessoas.
É buscar um refúgio dentro da sua mente, do seu “eu maior”.

Segundo, Deepak Chopra (médico mundialmente renomado na área de medicina holística e transformação pessoal), em seu mais recente livro “Supergenes” (Editora Alaúde, 2016), a meditação para o público ocidental é considerada hoje uma tendência moderna pelos resultados físicos, e melhorias substanciais na pressão sanguínea, no batimento cardíaco e principalmente melhorias em sintomas relacionados ao estresse.

Chopra relata que a meditação hoje não se trata mais de “acreditar nela ou não”. No oriente a meditação sempre esteve ligada a iluminação espiritual – o que para muitos tinha sempre um olhar desconfiado, como um mistério e algo inatingível ao homem moderno do ocidente, a não ser por religiosos hindus, iogues, gurus e místicos.


A MEDITAÇÃO NOS NOSSOS CURSOS

Com foco no desenvolvimento dos nossos trabalhos aqui na Meda Academy sobre PNL Sistêmica e Hipnose Ericksoniana, nós entendemos que a Meditação entra como uma nova escolha de vida com foco também na melhoria da nossa saúde, não só física como mental e espiritual. Como trabalhamos profundamente o acesso ao inconsciente para ajustar os “programas bugados” da nossa mente (como digo nos meus cursos)m fazendo os ajustes necessários e trazendo para a consciência uma nova percepção e evolução, a meditação encaixa-se perfeitamente como ferramenta para o aprofundamento.

A meditação como escolha espiritual tem nos trazido um estado de consciência ainda mais elevado. Sugiro assistir o filme EU MAIOR do colega Marco Schultz – segue o link para o filme original e 100% gratuito oferecido pela equipe do Marco.

Portanto, como dica fundamental deste meu texto, eu sugiro: comece a meditar hoje mesmo!

Pode ser 5 minutos no chuveiro. Pode ser uma prática de 10 minutos como tenho feito todas as manhãs. Pode ser com um agradável som de relaxamento na frequência certa as noites antes de dormir (indico o canal Body Mind Zone no Youtube).

Você não precisa encontrar um local 100% silencioso no começo, não precisa da desafiadora posição de lótus para começar. Pode ser na hora do almoço, por apenas poucos minutos em um local sozinho e de olhos fechados. Procure prestar atenção na sua respiração. Pare no meio do dia, encontre um refúgio no escritório (talvez até no banheiro…). Enfim, reserve um tempinho para introspecção sempre que achar necessário, pelo menos uma vez ao dia, e faça isso todos os dias!

13820763_1231927906840109_1063971280_n

MEDITAÇÃO E SUCESSO

De acordo com os médicos Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi, as qualidades das pessoas bem-sucedidas relacionadas ao sucesso podem ser vinculadas aos benefícios da meditação. Para encerrar este texto, cito aqui alguns dos elementos do sucesso, de acordo com dos Drs. Chopra e Tanzi para quem tem praticado meditação diariamente:

  • capacidade de tomar decisões mais sensatas;
  • um forte sentido de “eu”;
  • capacidade maior de foco e concentração;
  • não se distrair com facilidade;
  • imunidade à aprovação ou desaprovação dos outros;
  • energia suficiente para longos dias de trabalho;
  • não se desencorajar facilmente;
  • capacidade de rápida recuperação (resiliência) após desgastes emocionais, fracassos e contratempos;
  • aumento do poder de discernimento;
  • capacidade de interpretar situações com a intuição antes dos outros;
  • fluxo aumentado de novas ideias e soluções;
  • cabeça fria na hora de enfrentar situações de crises (financeiras e de relacionamento);
  • grande capacidade de aguentar níveis altos de estresse.

Eu e a Josi nos incluímos neste círculo do sucesso! Não acredite que o estereótipo do praticante de meditação é um ser sempre autocentrado. Nem sempre! Porém, entenda que a meditação é sim um caminho certo para a escalada do sucesso. Sabemos que o sucesso não está pautado apenas em dinheiro, bens, status e poder. Sucesso é também definido como um estado de satisfação íntima. De felicidade autêntica, de estado de flow!

Sucesso é um processo criativo. Trata-se de algo que estamos vivendo. Não é um estado final a ser atingido. É um caminho, é o nosso caminho. E a meditação é hoje a ferramenta que tem nos apoiado nesta linda jornada rumo a nossa transformação e a transformação de todos que nos dão permissão em nossos programas de treinamento. Vem comigo?! Vamos meditar?

Um grande abraço, até o próximo texto. E “omhhhhhh”…

12 Comentários em "Por que eu pratico Meditação?!"

  1. Vc é um grande sábio.Agradeço muito e tenho vc como um exemplo de pessoa

  2. Muito bom!! Já medito há algum tempo e o alinhamento que isso trouxe com o mundo externo, foi incrível!!
    Além da meditação, as respirações são muito importantes. Diria, que com a meditação, não tem definição exata do que se ganha: mas o resultado do que se perde, é fantástico: stress, cansaço, irritação, esgotamento e desanimo!!
    Adorei o artigo. Parabéns!!!

  3. Grande Meda. Já havia lido algumas matérias sobre o tema ” meditação” e sempre na dúvida, porém com seu comentário no post acredito que eu estou no caminho certo, um momento de silêncio, controlando a respiração e tentando apagar a memória do “HD – CÉREBRO” ….vou me aprofundar, abraços.

    • Olá Fabiano, tudo bem?
      Sim amigo, você está no caminho certo! Muito do potencial do nosso cérebro é perdido pela forma como trabalhamos com ele, ou melhor, como sobrecarregamos o nosso sistema. Os momentos de pausa são necessários para os ajustes necessários! A meditação tem sido de grande valia quando nós queremos dar uma pausa e buscar o silêncio interior para aprendizado, entendimento, compreensão de nós mesmos… etc! Vá em frente amigo. Na próxima semana, vou escrever mais sobre o assunto, ok?

  4. ótimo texto, a partir dele vou pesquisar mais sobre o assunto e compartilhar com a família.
    Como mencionado no texto, se houve muito falar em meditação para alivio do estresse, com o texto se entende que não é só para isso, mas também o auto conhecimento.
    Bora buscar este desenvolvimento!
    vem comigo!
    obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • É isso mesmo Marcos! A meditação além dos benefícios que ela gera no corpo e mente, é uma poderosa ferramenta para auto conhecimento e iluminação espiritual.

      Manda ver! Não tem contra indicações. hehehe
      Abraço, Meda

  5. Muito bom, os textos estão cada vez melhores. Gratidão!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.