fbpx

O que motiva você?

Você já parou para refletir quais são seus verdadeiros motivos? Quais são seus verdadeiros fatores motivacionais? O que te motiva? Seu salário ou o que ele proporciona? Seu trabalho ou seus resultados? Suas conquistas materiais ou suas emoções? Para entendermos a palavra motivação, vamos quebrar a palavra ao meio.

Motivação = MOTIVO + AÇÃO

Ou seja, você só entra em ação se tiver um motivo. O motivo é o que nos move, é o que nos faz dar o primeiro passo, é o que definitivamente nos move rumo a algum destino. Este destino pode ter o foco ou não. Muitos se motivam sem um destino final. Muitos se motivam sem saber para onde estão caminhando, sem sequer saber onde vão chegar.

Muitos dão o primeiro passo motivados por um enorme PRAZER, enquanto que muitos dão o primeiro passo motivados por uma enorme DOR. Sim dor, é isso mesmo que você leu! Ao contrário do que muitos pensam MOTIVAÇÃO não é só prazer e sim dor também. O simples fato de você dar o primeiro passo já é entrar em ação. E muitas vezes, este primeiro passo é impulsionado por algo chato, pesado, negativo que nos causa dor ou sofrimento.

Quer um exemplo? Você se motiva para ir ao dentista ou ao médico para fazer um check up? Nem todos realizam esta preventiva na saúde. Muitos – e talvez eu já tenha me incluído neste grupo – se motivam ao médico ou ao dentista quando já estamos com dor. Mas Meda, isso não é motivação?! Sim é! Eu garanto que é. É um “motivo pra você entrar em ação”. E como motivo em ação é motivação, pronto: motivação para ir ao médico ou dentista.

Um outro exemplo é quando você deixa de levar o seu carro na oficina mecânica para realizar uma revisão ou uma manutenção preventiva. Nem sempre esta motivação acontece! O que muitas vezes acontece é correr com o carro para a manutenção quando ele sofre algum dano ou quando para. Neste caso, você entra em ação, você dá o primeiro passo, se motiva pela dor e corre deixar o carro no concerto.

E no trabalho? Você trabalha por prazer ou por dor? Como funciona este processo motivacional em você? Você realmente trabalha pelo prazer de fazer o que gosta ou trabalha para ganhar seu salário e pagar suas contas? Enfim, sua jornada profissional é realmente motivada pelo prazer ou pela dor? A dor de não ter um salário no final do mês e não conseguir pagar as suas contas te motiva? Não?! Como não?!… claro que motiva, é o seu motivo pela dor. Triste, mas é assim que acontece também.

O grande problema de tudo isso, é que a motivação pela dor é pesada, é desgastante. Nos causa forte sofrimento e este sofrimento torna a ação com uma carga de energia negativa, de reclamação ou de perda. Logo mais você vai entender na terceira parte deste livro que grande parte das “Emoções Negativas” são desencadeadas na nossa mente por conta dos fatores motivacionais de dor.

Motivar-se pela dor, por mais que funcione e faça você entrar em ação, pode causar profundos conflitos nos relacionamentos. Pense quando você motiva seu filho a fazer algo que ele não quer no momento, e você faz isso pela dor. Exemplo: quando o seu filho não quer parar de brincar ou jogar video game para tomar banho ou fazer a tarefa da escola. Você pede com jeitinho da primeira vez, pede com um pouco mais de energia da segunda vez, até que você não pede mais e passa a mandar o filho tomar banho. E aí você manda pela dor, pelo poder do “cargo” de pai ou mãe. O filho se motiva? SIM! Pelo seu grito, pela sua imposição, pela sua força. O motivo dele para entrar em ação é extrínseco e de dor. E ele vai, caso contrário pode perder o video game, ou perder o passeio… enfim, usamos péssimas estratégias de incentivo ou motivação que dói uma vez que os estados emocionais estão alterados e o desgaste no relacionamento se instala neste momento.

19 de agosto de 2016

12 Comentários em "O que motiva você?"

  1. É o que digo sempre, vocês são demais, seguindo para sempre rsrs

  2. Parabéns para vocês! São muito top!!!

    Realmente a motivação e tudo isso!
    Quando nossos sonhos nos motivam e temos metas muito bem estabelecidas, o caminho e muito mais claro e os obstáculos passam apenas a fazer parte desta trajetória.
    Dor e prazer fazem parte deste processo, servem de combustível e constrói quem nós somos.
    Abraços,

  3. Não tenho parâmetro para comparar vocês … simplesmente top.

  4. Sem palavras.. .muitosbens

  5. Casal Meda vcs são demais….tem me ajudado muito….obrigada

  6. Queridos Mega, obrigada por compartilhar tantos ensinamentos. Gratidão e muito sucesso : )

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.