fbpx

O efeito ansiedade!

No meu entendimento ANSIEDADE nada mais é do que um padrão de pensamento acelerado e direcionado ao futuro.

VOCÊ PERDE FOCO?

Todas as vezes que você perde o foco no PRESENTE e vai para o FUTURO você tem uma grande tendência de sentir uma profunda ansiedade. A perda de foco no agora faz com que você encha a sua cabeça de preocupações como se você pudesse antecipar o seu futuro.

No meu entendimento ANSIEDADE nada mais é do que um padrão de pensamento acelerado e direcionado ao futuro.

É um excesso de pensamento, com vistas para algo que PODE ou NÃO acontecer. O “efeito correria” do dia-a-dia cria um sistema de autodefesa inconsciente criando de forma antecipada pensamentos de precaução. Daí surgem pessoas altamente precavidas, medrosas e estressadas que possuem um padrão clássico de crenças do tipo: “… e se”.

Pensamentos como: “E se isso acontecer…”, ou ainda “E se meu chefe falar isso…”, “E se ela não aceitar isso…” e assim por diante. Incondicionalmente ocorre uma antecipação dos fatos, invertendo a ordem natural das coisas.

VOCÊ SOFRE POR ANTECIPAÇÃO?

Costuma-se dizer que quem sofre por antecipação sofre duas vezes. Uma pelo fato de sofrer antes de algo acontecer e uma pelo fato quando ele realmente acontece. Ou seja, ansiedade total.

O mais interessante é que nem sempre aquela PREOCUPAÇÃO que estamos tendo no momento realmente acontece e vira um PROBLEMA. Neste sentido é preciso entender claramente a diferença entre PROBLEMA e PREOCUPAÇÃO.

Você sabe a diferença entre um problema e uma preocupação? Eu entendo que o problema é algo real, que já aconteceu. É o fato! Enfim, é algo que pode e deve ser resolvido. Se não houver solução nem problema é.

Já a preocupação o nome já diz. O radical “pré” nos faz entender a palavra: é quando estamos pré ocupados com algo. O fato, como mencionei acima, é que uma preocupação não necessariamente irá se transformar em um problema!

É preciso definitivamente separar as coisas. Separe os problemas das preocupações e busque FOCO na resolução dos PROBLEMAS e simplesmente ignore as PREOCUPAÇÕES.

É isso mesmo, dar foco e atenção as preocupações é uma grande estratégia de perda de tempo, pois estamos dispensando energia no lugar errado. Como a preocupação é algo antecipado e não há garantia que o fato vá mesmo ocorrer, o excesso de tempo e energia despendido aqui leva a PERDA DE FOCO nos problemas reais. E esta é uma grande estratégia de autodefesa da mente inconsciente para que possamos fugir dos problemas.

Como os problemas geralmente são complexos de se resolver, preferimos fugir do que enfrentar. Fugir, procrastinar, deixar pra depois é sempre mais confortável do que colocar a mão no problema. Assim, a nossa mente enche-se de preocupações para que ficamos ocupados e assim fujamos dos nossos problemas.

Eu sei que as vezes parece que preocupações e problemas são a mesma coisa. Eu garanto que não são, basta você fazer um simples exercício comigo. Eu chamo esta abordagem de “Lista dos 10 dias”! Uso em meus programas de treinamento e sessões de coaching. Vamos em frente…

PRÁTICA – “LISTA DOS 10 DIAS”

  1. Pegue uma folha
  2. Coloque-a na posição vertical
  3. Passe uma linha dividindo a folha ao meio (na posição vertical) de modo a criar 2 colunas
  4. Na primeira coluna, coloque o título MINHAS PREOCUPAÇÕES
  5. Na segunda coluna, coloque o título MEUS PROBLEMAS.
  6. Preencha as colunas fazenda uma lista.

Liste de um lado todas as preocupações que você tem hoje na sua vida (pessoais e profissionais). Todas mesmo, não se esqueça de nada. Do outro lado, faça uma lista de todos os seus problemas (também pessoais e profissionais).

Após 10 dias pegue esta lista e perceba algo mágico que pode ter acontecido. Várias PREOCUPAÇÕES que você descreveu na primeira coluna simplesmente sumiram e não se transformaram em PROBLEMAS reais.

Enfim, não dê FOCO nas suas preocupações e sim nos seus problemas.

Não digo pra você ignorar as suas preocupações em definitivo, pois elas devem ser importantes pra você. O que eu peço pra você é para ALINHAR PRIORIDADE! Foque os seus maiores esforços em uma lista prioritária de problemas. Após resolver seus problemas, se sobrar tempo, vá cuidar das suas preocupações. Mas só se sobrar tempo!

Entenda que este excesso de foco no futuro vai fazer com que você perca o direcionamento correto que o sucesso necessita e apenas vai gerar ainda mais ANSIEDADE!

VÍDEO TOP DAS GALÁXIAS!

Quer ir além?! Quer aprender mais? Assista então o vídeo abaixo sobre o mesmo assunto – que faz parte de um curso online meu! É mais uma forma pra você aprender comigo a lidar com a sua ansiedade, separando seus problemas das preocupações. Ah… no vídeo tem algo extra como estratégia para lidar com seus problemas! Clique abaixo…

[iframevideo][/iframevideo]

Ok? Valeu?! Que achou?

Grande abraço e… já sabe! Quando tudo parece que vai dar m%&#@: “um sorriso e um passo a frente”!

16 Comentários em "O efeito ansiedade!"

  1. ahhhhhhhh Meda, família Meda seus lindos! Cada dia mais ensinamento! Tenho usado muito a meditação ativa pra estar sempre presente! Já fui muito ansiosa, agora to focada no que posso fazer hoje que me leva ao meu objetivo! Aprendo muito com vcs todos os dias! Gratidão queridos 😉

    • Ah… Babi, é sempre muito bom ver seus comentários por aqui. Você que é uma pessoa iluminada. Tenho orgulho de ter você diariamente por aqui. Obrigado! Eu juro que salvei minha vida com a meditação também…

  2. Cada vez mais surpreso com o tanto que você agrega em minha vida, meu amigo!!! Grande tema!!! A maioria de nós sofre dessa mal em algum momento… sabendo dessa técnica só é possível concluir mais uma vez que tudo é decisão.
    Gratidão, mestre!!!

  3. Fala Meda! Que reflexão importante essa.
    Ficamos presos em preocupações e até esquecemos os problemas e com isso eles acabam crescendo!
    Perdemos tempo ao invés de buscar ou melhorar nossos resultados!
    Obrigado amigo por mais este ensinamento!
    Gratidão e admiração sempre!
    Um sorriso e um passo a frete!!!

  4. Impecável…
    É só isso que eu tenho pra falar kkk
    Bjs

  5. Grata pela iluminação…grata pelos ensinamentos….sempre maravilhoso…

    • Minha amiga e parceira Sandra! E o nosso “renascimento” em Serra Negra hein?! Foi lindo demais. Em dezembro tem mais um hein?! Prepare-se.
      Obrigado pelo comentário aqui no blog. Logo tem blogueira nova por aqui… hein?!

  6. Adorei o artigo Meda, vou por em prática, como sempre surpreendendo!!!

  7. Medaaaaaa, que tema incrível. Ansiedade é um sentimento que sempre temos que trabalhar, era muito ansiosa e você me ajudou muito com a meditação diminuir está minha ansiedade. Te admiro muito, suas palavras, seu ensinamentos. Muito obrigada por compartilhar todo conhecimento que tem. #tamujunto #umsorrisoumpassoafrente

    • Fala Manuzinhaaaa! É sempre bom ver você por aqui. É sempre bom ver o seu crescimento e seu desenvolvimento! É sempre com ver o que você tem feito a cada dia para transformar pessoas… #tamujuntonaparada! Obrigado, obrigado e obrigado.

  8. Obrigado por reforçar ainda mais seus ensinentos através dos vídeos, obrigado por estar nesta lista de zap, cada vez que ouço seus ensinamentos mais me desenvolvo, ” Um sorriso e um passo a frente”, valeu família Meda

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.