fbpx

Foco é tomar decisão!

Por Marco Meda

Foco é tomar decisão.
Foco é tomar a decisão de cortar tudo aquilo que não interessa naquele momento e direcionar a atenção para o que realmente deve ser feito. Foco tem a ver com disciplina! Estar focado não é fácil, pois você terá que abrir mão de um monte de coisas. Foco é fazer escolhas! E escolher não é algo que nos deixa muito confortável, pois acreditamos que podemos fazer tudo ao mesmo tempo e que tudo vai dar certo e vai funcionar.

O ser humano acredita – de uma maneira equivocada – que pode fazer um monte de coisas ao mesmo tempo! Você realmente acredita que pode fazer comida, assistir (ou ouvir) a televisão e ainda assim cuidar do filho que está brincando na sala? Se o telefone toca nesta hora, você tem que tomar uma decisão? Ou atende ou não? Ou pausa uma atividade para atender o telefone ou deixa o telefone tocando? O que realmente não dá é “tentar” fazer tudo ao mesmo tempo… algo com certeza vai dar errado e vai ficar mal feito.

A maioria de nós desenvolvemos hábitos que faz com que possamos executar várias tarefas ao mesmo tempo. Isso se deve ao fato de criar uma rotina condizente com a necessidade e a correria da dia a dia. Além de trabalhar o dia todo é preciso arrumar a casa quando voltar. É preciso cuidar do filho, levá-lo pra escola e não chegar atrasado na reunião com o chefe. É preciso atender uma necessidade de um colega de setor ao lado enquanto responde o e-mail para a diretoria. É preciso prestar atenção na aula na faculdade enquanto combina com o pessoal onde será a “cervejada” depois da aula.

A correria do mundo nos fez acreditar que temos que fazer tudo ao mesmo tempo agora. A nova rotina instalada nos últimos anos fez com que o tempo fosse algo tão precioso e ao mesmo tempo tão escasso que nós precisamos executar atividades simultâneas para dar tempo. E o pior de tudo: no final das contas descobrimos que o tempo não é o suficiente. Enfim, manter-se focado em um mundo repleto de distrações é o grande desafio.

A grande verdade!

Estou aqui pra te contar a verdade: você não é capaz de fazer tudo ao mesmo tempo com qualidade como você acha que é capaz. A ciência já consegue provar isso. Hoje é possível, com precisão, através de tecnologia aliada a ciência mostrar que ao tentar fazer 2 ou mais coisas ao mesmo tempo, a mente organiza estas tarefas em uma sequência lógica, pausando momentaneamente uma tarefa para que outra seja executada, mesmo que isso aconteça em milésimos de centésimos de segundos e você não perceba.

Você já teve a sensação que ao cozinhar ao mesmo tempo que cuida do filho tem menos eficiência que se você estivesse apenas cozinhando ou cuidando da criança pequena? Talvez você até cortou o dedo ou não viu uma arte que seu filho estava fazendo na sala enquanto cozinhava com um olho ali e outro lá, não é mesmo?! Pois bem… seja bem-vindo ao mundo real, onde você precisa de FOCO pra fazer tudo bem feito.

Já parou para pensar o quanto as redes sociais, seja no seu computador no trabalho ou no seu aparelho celular faz com que você perca foco? Você já se pegou tentado a dar apenas uma olhadinha no Whats Up ou Facebook e quando percebeu passou mais de 30 minutos conectado e navegando sem sentido pra cima e pra baixo por lá… e quando retoma ao trabalho o tempo já passou e será necessário esforço dobrado para se lembrar onde havia parado aquele trabalho importante.

Você tem o costume de trabalhar com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo no seu computador? Qualquer som de um e-mail chegando, você para o que estava fazendo e imediatamente corre para ler o e-mail? Estas são atitudes de TENTAR fazer tudo ao mesmo tempo e FINGIR que está conseguindo.

O que acontece de fato é que você pausa uma atividade para fazer outra e
depois volta para a atividade normal com um esforço maior.

É necessário energia para a retomada! O desgaste de energia e obviamente tempo empenhado neste processo é muito maior do que se você terminasse uma atividade para iniciar outra.

Pense nisso! Te vejo no próximo texto. Um grande abraço, um sorriso e um passo a frente.

5 Comentários em "Foco é tomar decisão!"

  1. Isso aí, decidir um passo a frente foco

  2. Realmente deixar cair a ficha e lembrar que não somos super herois. Dedicar a energia ao que é mais importante, não dispersá-la e assim ganhar qualidade e rapidez para alcançar o desejado. Olhar para cada coisa de cada vez para não se perder este é o meu desafio

  3. O exemplo do e-mail foi ótimo. Descreve exatamente o que acontece com tudo a nossa volta. Seria muito mais simples se todos assumíssemos que não é possível fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Isso mudaria até o respeito ao próximo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.