fbpx

Existe segredo pra Felicidade?

Sabemos que a Filosofia estuda questões fundamentais dos homens desde o princípio da humanidade. Questões como: “Qual o sentido da vida?”, “O que queremos da vida?” E, certamente, chegaram a um consenso: todos nós buscamos a tal FELICIDADE!

Sabemos que a Filosofia estuda questões fundamentais dos homens desde o princípio da humanidade. Questões como: “Qual o sentido da vida?”, “O que queremos da vida?” e “O que realmente buscamos?” são questões existenciais que grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles ensaiaram respostas, teorias e ensinamentos sobre a nossa existência. E, certamente, chegaram a um consenso: todos nós buscamos a tal FELICIDADE!

Penso que, obviamente as pessoas entendem a felicidade de maneiras diferentes, pois as pessoas são diferentes e interpretam os fatos e oferecem seus significados de diversas maneiras, encontrando assim razões para satisfazer sua noção de felicidade.

 

De uma forma geral, modelada pelos grandes filósofos, podemos definir felicidade como um estado essencial que atingimos quando satisfazemos nossos VALORES pessoais e usamos nossos TALENTOS na potencialidade máxima.

Se, desta forma, atingirmos a REALIZAÇÃO (baseada nos valores) e encontrarmos o SUCESSO (usando nossos talentos) e a PLENITUDE, nossa noção de felicidade é alcançada.

Vamos detalhar melhor?

Felicidade é um estado essencial. Não é concreta! Não está verdadeiramente em carros, imóveis ou dinheiro. A grande verdade é O QUE SENTIMOS com estes bens (independente do padrão do carro, do tamanho da casa e da quantidade de dinheiro). Todo ser humano precisa deste estado essencial. Mas como atingir? Essa é a questão!

Estudando os grandes filósofos, entendemos que só atingimos a felicidade quando usamos efetivamente nossos verdadeiros TALENTOS.

Todos nós temos talentos, e é preciso usá-los. E de maneira intensa! Não usá-los não nos traz plenitude, não nos traz felicidade. O grande segredo é descobrir quais são os seus talentos e saber utilizá-los no máximo da potencialidade. Quando potencializamos nossos talentos, nos sentimos fortes, seguros, completos e confiantes.

Reflita comigo:

  • Quais são os seus verdadeiros talentos?
  • O que é aquilo que você faz muito bem?

É você que deve se dar o direito de usar os seus talentos em todos os momentos. Se você quer felicidade, é preciso encontrar esses talentos e utilizá-los todos os dias e em todos os momentos. Talento tem a ver diretamente com aquilo que você gosta de fazer, com o que lhe dá verdadeiro prazer!

Talento + Valores

O segundo elemento que compõe a felicidade são os VALORES:

  • “O que você deseja para ser feliz?”
  • “O que você valoriza?”
  • “Quais valores pessoais devem ser atendidos?”

Ou seja, o que você realmente quer? O que deseja? O que é importante para você?

Não é o dinheiro em si. Não é a casa em si ou o carro que lhe traz felicidade, mas sim o que você obtém com os bens materiais. Qual a sensação? Qual o sentimento? Qual a emoção? Essas sensações visam atender a noção de algo que você realmente valoriza: conforto, status, segurança etc.

Para fechar esse breve entendimento sobre felicidade, é preciso falarmos sobre CRENÇAS. Além de conhecer os seus valores, é preciso conhecer quais são as suas crenças que autorizam ou não a satisfação desses seus valores e assim buscar a sensação de felicidade plena.

É um processo de autoconhecimento…

Se você quer ser feliz, aprenda a descobrir quais são os seus talentos e os potencialize. Se você quer ser feliz, descubra quais são seus verdadeiros talentos e aprenda a viver por eles. Viva intensamente pelos seus valores! É um longo processo de autoconhecimento. E, muitas vezes, as pessoas não sabem ao certo quem são, quais são seus verdadeiros talentos e o que realmente valorizam na vida.

De uma maneira superficial até achamos que sabemos, mas de uma maneira profunda muitos de nós realmente não sabemos. Ou não paramos para pensar e dar valor a questão. Assim, muitas pessoas se sentem verdadeiramente infelizes pelo simples fato de não atender suas noções de valores e por não saberem utilizar o potencial que já possuem.

Enfim, reflita comigo!

  1. Quais são seus verdadeiros valores?
  2. Você vive pelos seus valores?
  3. Quais são seus maiores talentos?
  4. Você consegue usar os seus talentos na potencialidade máxima?

 

Fica com Deus e a gente se vê em breve!

Lembre-se sempre: “Um sorriso e um passo a frente!”

Meda

20 de setembro de 2016

9 Comentários em "Existe segredo pra Felicidade?"

  1. Excelente texto eu estava ouvindo sua voz enquanto lia obrigado irmão

  2. Oi Meda…lindo texto…
    Eu preciso refletir muito para não deixar as crenças atrapalharem meus valores…
    Obrigada por sempre compartilhar…abraços

    • Oi Pri,obrigado!
      É isso mesmo… temos sempre que cuidar das nossas crenças, elas definem nossos COMPORTAMENTOS. Elas andam lado a lado dos nossos VALORES, servem pra validar nossos valores… na maioria das vezes elas são inconscientes e negativa o que nos bloqueia sem uma visão consciente! Não as ignore, cuide delas com carinho. Se aprofunde em um belo trabalho de autoconhecimento e pergunte-se a todo momento:
      – Por que estou agindo assim?
      – Por que estou pensando assim?
      – Que intenção eu tenho ao pensar e agir assim?
      – Que habilidade me falta para lidar com esta situação?

  3. Perfeito Meda, quando utilizo meu talento, percebo que alcanço uma felicidade plena duradoura, e tudo que eu achava que trazia felicidade se torna pequeno sem valor, grata pela oportunidade, bjus

    • Pois é Adriana, é uma sensação de “FLOW” de profunda estado de fluxo emocional positivo. O conceito de Flow é de Mihaly Csikszentmihalyi – no post do Review desta semana, vou subir o vídeo dele no TED. É incrível… não deixe de ver. Clica agora lá em Blog e depois clica em “Review da Semana #006” (o link do vídeo tá lá).

  4. Que lindo Mêda… muito inspirador. Vc é esse seu trabalho lindo de entrega é energia positiva… parabéns

  5. Fala Meda! Perfeito seu texto, realmente descobrir os talentos, fazer o que gosta, traz esta felicidade que tanto buscamos!
    Obrigado Amigo!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Meda Academy Training - Todos os direitos reservados.